JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
JP Saúde | 04h00 - 05h00
Política

STF forma maioria para manter tornozeleira eletrônica e restrições a Bolsonaro

Ministros acompanham decisão de Moraes, que impôs medidas cautelares ao ex-presidente; defesa diz que medidas são 'severas' e que Bolsonaro sempre colaborou com a Justiça

Online Jovem Pan

Bolsonaro é alvo de buscas da PF e terá de usar tornozeleira eletrônica
Bolsonaro é alvo de buscas da PF e terá de usar tornozeleira eletrônica WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta sexta-feira (18), para manter as medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Entre as restrições estão o uso de tornozeleira eletrônica, a proibição de uso de redes sociais e o bloqueio de passaporte.

A análise ocorre em sessão virtual extraordinária convocada pelo ministro Cristiano Zanin, após pedido de Moraes. Além de Zanin, Flávio Dino também acompanhou o relator. Ainda faltam os votos de Cármen Lúcia e Luiz Fux, mas o placar já é suficiente para consolidar a maioria da turma.

Mais cedo, a Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão na residência de Bolsonaro, como parte do inquérito que investiga uma possível tentativa de obstrução da Justiça. A ação integra o desdobramento da operação que apura interferência no processo eleitoral e ataques às instituições democráticas.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

Em nota, a defesa de Jair Bolsonaro afirmou ter recebido com “surpresa e indignação” a imposição das medidas. Os advogados destacaram que o ex-presidente “sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário”. Na decisão, Moraes argumenta que Bolsonaro agiu de forma “consciente e voluntária” em uma suposta tentativa de condicionar a reversão do tarifaço de Donald Trump à concessão de anistia no Brasil. Para o ministro, há indícios suficientes de autoria e materialidade nos atos investigados.

“Não há qualquer dúvida sobre os delitos praticados por Jair Bolsonaro, onde pretende, tanto por declarações e publicações, quanto por meio de induzimento, instigação e auxílio – inclusive financeiro a Eduardo Bolsonaro – o espúrio término da análise de sua responsabilidade penal”, escreveu Moraes.

O ministro ainda citou Machado de Assis para reforçar o conceito de soberania nacional: “A soberania nacional é a coisa mais bela do mundo, com a condição de ser soberania e de ser nacional”, disse Moraes, citando a crônica História de Quinze Dias, de 1876. Ao concluir seu voto, o relator reafirmou que o STF continuará sendo “inflexível na defesa da democracia e do Estado de Direito”.

[jp-related-posts ids=”2019248,2018966″]